Temas Livres


1. Os interessados em submeter seus trabalhos para seleção e posterior apresentação na JGR 2018 devem preencher o formulário de inscrição, bem como registrar seu trabalho no site até 22 de abril de 2018

2. O endereço de e-mail registrado na inscrição será utilizado para as comunicações futuras relacionadas ao trabalho inscrito. Cabe ao(a) autor(a) responsável repassar aos demais autores as informações recebidas sobre o trabalho.

3. Serão aceitos apenas trabalhos para apresentação como Tema Livre (serão apresentados durante a JGR 2018). O local, data e o horário da apresentação serão encaminhados por e-mail para o autor(a) responsável.

4. Selecionar a área do trabalho na ficha de inscrição:

  1. Neurorradiologia
  2. Cabeça e Pescoço
  3. Tórax
  4. Abdômen
  5. Musculoesquelético
  6. Mama
  7. Ginecologia e Obstetrícia
  8. Pediatria
  9. Radiologia Geral
  10. Medicina Nuclear
  11. Técnicas Radiológicas
  12. Tecnologia da Informação
  13. Gestão
  14. Outros

5. Selecionar o tipo de estudo no formulário:

Trabalho Original: trabalho científico original, resultante de pesquisa, com contribuição para o avanço da ciência médica. Este trabalho deve permitir que outros investigadores ou profissionais especializados possam repetir as observações descritas e julgar os resultados e conclusões do(s) autor(es), bem como verificar a exatidão do método de análise, da discussão e dedução das conclusões. Deve-se referir o modo de escolha da amostra estudada e dispensar particular atenção ao tratamento estatístico dos resultados. Apenas dados clínicos e laboratoriais essenciais e conclusivos devem ser citados. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir a bibliografia consultada.

Revisão de Literatura: neste tipo de estudo o(a) autor(a) trabalhará com diversos casos, de um ou de vários autores. Coleta-se material, realiza-se análise e/ou reflexão sobre o assunto, muitas vezes buscando aspectos polêmicos ou promovendo discussões de diferentes opiniões por meio de seu trabalho. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir bibliografia consultada.

Ensaio Pictórico: ensaio que transmite mensagem por intermédio de ilustrações e legendas, com pouco texto. Não é baseado em pesquisa original, tendo por função principal a educação complementar de especialistas. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir bibliografia consultada.

6. Não serão aceitos relatos de casos ou série de casos.

7. O (a) autor(a) responsável deve encaminhar o resumo do trabalho na ficha de inscrição. O resumo deve conter no máximo 300 palavras e deve ser estruturado da seguinte forma:

Trabalho Original

  1. Introdução e Objetivos
  2. Material e métodos
  3. Resultados e discussão
  4. Conclusões

Revisão de Literatura

  1. Introdução e Objetivos
  2. Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)
  3. Discussão
  4. Conclusões

Ensaio Pictórico

a) Introdução e objetivos

b) Métodos

c) Discussão

d) Conclusões

8. O(a) autor(a) responsável deve declarar se há conflito de interesse. Caso haja, deve informar qual o conflito.

9. Tanto no título, quanto no resumo do trabalho, é proibido mencionar o nome da instituição onde o estudo foi desenvolvido e/ou onde os autores atuam. Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.

10. Não é necessário informar referências bibliográficas na inscrição dos resumos. Mas, devem ser citadas na apresentação durante a JGR 2017.

11. Palavras que possuam abreviação conhecida podem ser abreviadas após uma primeira aparição no texto, com a respectiva abreviatura entre parênteses. Exemplos: Sistema Nervoso Central (SNC), Tomografia Computadorizada (TC), Imagem por Ressonância Magnética (IRM), Ultrassonografia (US), etc.

12. Não deverão ser utilizados artifícios gráficos (negrito, itálico, maiúsculas etc.) para enfatizar palavras no texto. No entanto, palavras em outros idiomas devem estar em itálico.

13. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica da JGR 2018. O resultado dos trabalhos selecionados para apresentação como Tema Livre será divulgado no dia 21 de maio de 2018.

14. O trabalho pode ser apresentado na JGR 2018 por qualquer integrante do trabalho.

15. Autoria com Responsabilidade: todos os resumos aceitos para apresentação na JGR 2018 devem conter a(s) contribuição(ões) de cada autor(a) para realização do trabalho, no fim do texto, após a bibliografia. (Exemplos: idealização, levantamento de casos e bibliográfico, revisão de texto, etc., vide o modelo usado na JPR, Radiology, Revista da Imagem e Radiologia Brasileira). Todos autores podem ser questionados sobre o trabalho.